A higiene do ambiente físico é de grande importância nas doenças alérgicas, especialmente as doenças respiratórias. Portanto, adicionalmente ao tratamento, o controle ambiental na residência de um alérgico deve ser cuidadosa.
Sabemos que a maioria dos alérgicos são sensíveis aos ácaros da poeira doméstica, alérgenos de animais domésticos e baratas. Os ácaros da poeira domiciliar são alérgenos microscópicos, que vivem nos domicílios e se utilizam das descamações de pele humana como principal fonte alimentar. O ambiente de escolha para proliferação dos ácaros é a cama: colchão, travesseiro e roupas de cama. Outros locais são estofados, cortinas e carpetes.
Desta forma, é fácil estabelecermos prioridades no combate a este inimigo:
1. No dormitório
· Colocar capas impermeáveis à passagem de ácaros nos colchões e travesseiros. Lavar estas capas a cada 3 ou 4 semanas.
· Lavar roupas de cama 1 vez por semana, deixando-as de molho em água com temperatura alta por 10 minutos ou usar secadora que atinja estes níveis térmicos, ou passar ferro quente.
· Retirada de cortinas de pano. Dar preferência às persianas ou cortinas de rolo de material de fácil limpeza como: PVC, madeira, plástico (tipo black-out).
· Limpeza de piso com pano úmido.
· Não utilizar produtos de limpeza em grande quantidade e concentração.
· Se os carpetes não puderem ser retirados, limpá-los 2 x por semana com um aspirador de pó tipo doméstico. O uso de modernos aparelhos de aspiração a base de água como Rainbow podem ser utilizados.
· Não ter bichos de pelúcia no quarto.
2. Nos demais locais da residência
· A orientação em relação a carpetes é a mesma que para o dormitório.
· Os estofados devem ser preferencialmente de couro ou revestimento semelhante, passíveis de limpeza com pano úmido.
· Utilizar spray acaricida nos estofados, carpetes e cortinas 1 vez/semana.
· Afastamento da inalação de fumaça de cigarro; evitar irritantes como odores fortes, perfumes, produtos de limpeza, etc
· A residência deve ser bem ventilada, e o dormitório do asmático deve receber sol.
· Em relação a animais domésticos, o ideal é que o paciente alérgico não tenha contato domiciliar com cães e gatos, caso seja sensível aos epitélios destes.
· As baratas são combatidas com dedetização, evitando-se os aerossóis de ambiente.